SEGUNDO MANDATO, O FIM DA LUA DE MEL?


O que esperar do segundo mandato do prefeito ACM Neto? Herdeiro do caos deixado por João Henrique na administração da cidade, o prefeito, com apoio de um grande aparato midiático, fez uma gestão “feijão com arroz”, sem obras estruturantes, foi reeleito com mais de 70% dos votos e agora é herdeiro dele mesmo. Em política, a regra geral é que a lua de mel do gestor com a população acaba no segundo mandato.

À exceção da Barra e do Rio Vermelho, onde o prefeito concentrou investimentos muito altos, as grandes obras que estão modificando a cidade foram ou são feitas pelo governo do Estado. Aliás, a exemplo do edifício La Vue, muitas coisas precisam ser esclarecidas sobre as obras da Barra e do Rio Vermelho.

Então, o que esperar? Aumento da tarifa de ônibus sem melhorar um serviço que está entre os três piores do País; um secretariado majoritariamente branco em uma cidade majoritariamente negra; uma concentração de políticas no turismo e no entretenimento, quando também é necessário apontar mecanismos que construam um novo modelo de desenvolvimento voltado para toda a cidade e não apenas para orla e seu entorno (Itaigara, Caminho das Árvores, Iguatemi e Paralela).

Anuncia-se que o IPTU será congelado, mas a maldade já foi feita lá atrás, na reforma tributária dos reajustes escorchantes do imposto. O Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS) desta gestão apontam para novos La Vue e não dinamizam a economia popular. Anuncia-se um programa de desburocratização para alavancar o crescimento. Mas, será que o problema é só a burocracia, ou potencializar a economia popular não seria a saída para gerar emprego e renda?

É necessária uma desconcentração de investimentos para colocar o miolo da cidade como alternativa de desenvolvimento e proporcionar uma distribuição de renda decente. A Salvador dos investimentos estão concentrados chega a ter Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de primeiro mundo. Queremos esse IDH para toda a cidade.

Post em destaque
Postagens recentes