Gilmar homenageia Mãe Sônia de Ogum, do Terreiro Junsun


Por iniciativa do vereador Gilmar Santiago (PT), a Câmara Municipal de Salvador concedeu a Medalha Zumbi dos Palmares à yalorixá Sônia Maria dos Santos Reis, 78 anos – Mãe Sônia de Ogum, do Terreiro Junsun, no Alto do Cabrito. “Este é um justo reconhecimento pela vida dedicada ao candomblé e à resistência, pelo combate ao racismo, discriminação e intolerância religiosa”, afirmou o vereador.

A solenidade, na noite de quinta-feira (7), reuniu mais de 200 convidados, entre pais, mães, filhos e filhas de Santo, no Plenário Cosme de Farias. Gilmar também destacou os serviços sociais prestados por Mãe Sônia à comunidade do Alto do Cabrito e outros bairros do Subúrbio Ferroviário e o trabalho de preservação da religião, tradição e cultura afro em 66 anos de sacerdócio.

Mãe Sônia foi conduzida ao Plenário pelos vereadores Vânia Galvão (PT) e Sílvio Humberto (PSB), ao som de atabaques. “Estou muito honrada com essa homenagem, que representa muito para mim”, disse, emocionada. O reitor da Uneb, José Bites; o assessor especial do governador Rio Costa, Ivan Alex Lima; Marcos Rezende, do Coletivo de Entidades Negras, e a yalorixá Maria das Graças Castro Reis, filha da homenageada, participaram da Mesa Diretora.

“A dedicação e respeito desta mulher ultrapassa todas as fronteiras dos preconceitos enfrentados, transformando todos as adversidades em servir ao próximo com igualdade e fraternidade”, declarou Gilmar Santiago, diante de um plenário lotado de yalorixás, babalorixás, filhos e filhas de santo. Ele frisou, ainda, que Mãe Sônia de Ogum desenvolveu um profícuo trabalho junto à religião de matriz africana, ao longo de 66 anos de exercício e profissão de fé, tendo uma grande importância na preservação e difusão dos preceitos religiosos.

E é com este objetivo, destacou o vereador, que o terreiro está criando a Associação Caminho da Sabedoria, “com o objetivo de defender, preservar e manter as tradições da religião e cultura afro-brasileira, como forma de valorização da memória ancestral e histórica do povo brasileiro”.

Post em destaque
Postagens recentes