Câmara perdeu a chance de homenagear Milton Santos no Mês da Consciência Negra


O vereador Gilmar Santiago (PT) disse, nesta sexta-feira (20), que a Câmara Municipal de Salvador perdeu uma grande oportunidade de homenagear, no Mês da Consciência Negra, um dos maiores intelectuais baianos de todos os tempos, ao rejeitar, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o projeto de lei propndo a mudança do nome da Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, para Avenida Milton Santos. A declaração foi dada no Curuzú, antes da saída 15ª Caminhada da Liberdade.


“O projeto atende a uma solicitação da comunidade da UFBA, que quer homenagear Milton Santos, negro, baiano, Doutor em Geografia e Mestre reconhecido mundialmente, dando à Avenida que margeia o campus de Ondina o nome dele. Atualmente é homenageado um falecido político paulista que nunca teve nenhuma ligação com a Bahia”, fala Gilmar, autor do projeto.


Milton Santos é Doutor Honoris Causa pela UFBA, pelas Universidades de Toulouse (França), de Barcelona, de Buenos Aires, Complutense (Madri), Nacional de Cuyo, Estaduais do Sudoeste da Bahia, do Rio de Janeiro, do Ceará e de São Paulo, Federais de Sergipe, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, tendo em sua carreira reconhecimentos como o Prêmio de Geografia Vautrin Lud, conferido por universidades de 50 países.


O relator e presidente da CCJ, vereador Leo Prates (DEM), deu parecer contra o projeto e foi acompanhado pelos vereadores Alfredo Mangueira (PMDB), Geraldo Junior (SD) e Paulo Magalhães Jr (PSC). O parecer do vice-presidente, vereador Luiz Carlos Suíca (PT), foi favorável.


Um dos argumentos para rejeitar o projeto Gilmar é a existência de uma rua Milton Santos no bairro de Pau da Lima e que a legislação municipal não permite a duplicidade de nomes de logradouros. Uma rápida pesquisa na internet aponta a existência de pelo menos três locais denominados ACM: no Itaigara, em Narandiba (CEP 41.192-145) e Sussuarana (CEP 41.215-400). O outro argumento é que o nome atual é “conhecido e tradicional”.

Post em destaque
Postagens recentes